Uncategorized

Arábia Saudita está a produzir petróleo a um ritmo próximo do recorde e leva preços a cair

petróleoOs preços do petróleo estão a recuar nos mercados internacionais esta segunda-feira, 23 de Março. O West Texas Intermediate desvaloriza 2,15% para 45,57 dólares por barril e o Brent do Mar do Norte, que serve de referência para as importações europeias, desce 1,70% para 54,38 dólares por barril.

A cotação da matéria-prima está a ser penalizada pelo facto de a Arábia Saudita, o principal produtor entre os membros da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP), estar a “bombear” crude a um ritmo próximo de recorde. O ministro saudita do petróleo, Ali al-Naimi, revelou este domingo, 22 de Março, de acordo com a Bloomberg, que o país está a produzir quase 10 milhões de barris por dia e que Riade está optimista quanto à evolução do mercado petrolífero. Com a produção saudita em níveis próximos de recorde, cresce a especulação de que o excesso de oferta mundial de “ouro negro” vai persistir, o que faz com que os preços recuarem.

A Bloomberg escreve ainda que o petróleo perdeu já 13% em relação ao pico atingido em Fevereiro, à medida que a produção norte-americana e os inventários cresceram para os níveis mais elevados em 30 anos. “A história da oferta continua” defende Jonathan Barratt da Ayers Alliance Securities, em Sydney, Australia.

Fonte: Jornal de Negócios

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.