Arábia Saudita indica produção de petróleo recorde para suprir demanda
A produção de petróleo da Arábia Saudita chegará a níveis recordes nas próximas semanas para atender à maior demanda por energia no verão, mas é improvável que ela seja impulsionada a um nível capaz de inundar os mercados globais, afirmaram fontes da indústria local.
A produção poderá subir para cerca de 10,5 milhões de barris por dia durante o verão (Hemisfério Norte), disseram as fontes.
A produção em abril ficou em 10,15 milhões de barris por dia, disseram três fontes da indústria que monitoram a produção saudita.
Essas projeções podem ajudar a aliviar temores do mercado de que a Arábia Saudita poderia contribuir fortemente para ampliar um excedente global de produção, após negociações para congelamento da oferta no Catar neste mês terem fracassado após recusa de Riad em fechar o acordo sem a participação do Irã.
Dias após o encontro, o vice-príncipe herdeiro, Mohammed bin Salman, disse que o reino poderia, se quisesse, ampliar a produção imediatamente para 11,5 milhões de barris por dia e ir a 12,5 milhões de barris por dia entre seis e nove meses.
Alguns analistas disseram que os comentários sinalizaram uma nova fase na batalha por participação no mercado com o Irã, que está elevando suas exportações após a retirada de sanções internacionais contra o país.
Mas fontes da indústria na Arábia Saudita disseram que Riad não planeja jogar mais petróleo no mercado se não houver demanda.
Fonte: Uol