Uncategorized

Brasil Supply entrega sétima embarcação para serviços de apoio a plataformas petrolíferas

supply

O navio BS Itamaracá é o sétimo entregue pela Brasil Supply à Petrobras no âmbito do Plano de Renovação da Frota de Embarcações de Apoio Marítimo (Prorefam), tendo sido montado no Estaleiro EISA, localizado no Rio de Janeiro. A embarcação, que mede 91,40 metros de comprimento, atinge velocidade de 15 nós, detém capacidade para tripulação de 16 marinheiros mais seis passageiros, será empregado na exploração e produção petrolífera na Bacia de Santos, fornecendo direto na distribuição de fluidos e granéis líquidos às plataformas de produção e perfuração da região de Macaé, no Estado do Rio de Janeiro.

Para José Ricardo Roriz Coelho, presidente da Brasil Supply, o diferencial do barco é sua capacidade de transportar grandes volumes de carga líquida, com quatro tipos de segregação: lama sintética; lama à base de óleo; lama à base de água; e salmoura. “Nossa empresa consolida-se como player capaz de fornecer serviços completos de apoio marítimo a operações offshore para a indústria de petróleo e gás, explica.

A Brasil Supply informa que o BS Itamaracá é seu primeiro barco do tipo PSV (Platform Supply Vessel), tendo sido projetado com 4.500 deadweight tonnage (DWT), o que significa que poderá transportar até 4,5 mil toneladas entre cargas, combustível, água potável, provisionamentos e tripulação. Dessa forma, a embarcação será aplicada no transporte de fluidos de completação e perfuração para poços de petróleo.

Novos navios – O contrato com a Petrobras inclui o fornecimento de mais 10 embarcações para apoio, sendo três PSV, seis UT 4000 e uma de passageiros (crew boat), que serão entregues neste ano ainda, provavelmente, com objetivo de apoiar a logística offshore na bacia do Espírito Santo. Mais uma embarcação similar à BS Itamaracá será entregue em 2015.

“O cenário de petróleo e gás no Brasil sinaliza novas oportunidades de crescimento nos próximos anos, principalmente devido a novas descobertas dos reservatórios do pré-sal”, analisa Roriz. Segundo dados da própria Petrobras, a demanda por derivados brasileiros deverá apresentar expansão de 4,2% ao ano até 2020. O objetivo é que, em 2021, a produção de petróleo chegue a 5,4 milhões de barris/dia, um aumento de 145% em relação a 2013. Para o gás natural, a expectativa é ainda maior: 165%.

“Sem dúvida, esse incremento esperado trará oportunidades aos demais setores da cadeia produtiva, como o de apoio marítimo e logística offshore. Pensando nisso, a Brasil Supply, líder na produção de fluidos de perfuração e completação, vem investindo continuamente na expansão de sua frota, pois vislumbra uma grande oportunidade de aumentar seus negócios no ramo, não só com a Petrobras, mas também com outras operadoras do setor”, finaliza Roriz.

Fonte: Transpo Online

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.