Embaixador Rubens Barbosa alerta que Brasil não acompanha mudanças mundiais na área de comércio exterior
SÃO PAULO – O embaixador Rubens Barbosa (foto) disse que o Brasil precisa pôr sua política de comércio exterior em outro nível. Durante o lançamento do Enaex 2014 em São Paulo, ele considerou o Mercosul um entrave que está isolando o Brasil no comércio internacional, impedindo-o de firmar acordo em separado com grandes blocos econômicos, como o europeu. “O Brasil não está acompanhando as mudanças na área de comércio exterior que vêm ocorrendo em todo o mundo”.
De acordo com o embaixador, o Brasil vai continuar perdendo fatia importante no comércio com os países desenvolvidos se não resolver questões macroeconômicas e de infraestrutura de forma a reduzir o chamado “Custo Brasil” e garantir maior competitividade aos produtos fabricados no país.
Com o tema central “Propostas para a Redução de Custos no Comércio Exterior”, o ENAEX 2014 será realizado nos dias 7 e 8 de agosto, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. O encontro, o mais importante fórum de diálogo entre empresários e governo, reunirá representantes de toda a cadeia de negócios do comércio internacional para discutir as principais questões que envolvem o setor, com vistas a melhorar a competitividade dos produtos brasileiros.
Mais informações e inscrições, que são gratuitas, no site www.enaex.com.br
FONTE: Paulo Roberto Cunha com Assessoria de Imprensa da AEB