Estoques de petróleo da China sobem em setembro; diesel tem queda recorde
Os estoques comerciais de petróleo da China ao final de setembro subiram 2,38 por cento ante agosto, enquanto os estoques de diesel tiveram uma queda recorde de 15,68 por cento, em meio a uma safra de outono e temporada de pesca, informou a agência oficial Xinhua nesta sexta-feira.
Os estoques de combustível refinado em geral caíram fortemente pelo segundo mês consecutivo, com baixa de 7,46 por cento, afirmou relatório dedicado ao setor de petróleo e gás da Xinhua, atingindo o menor nível desde janeiro.
O relatório não cita volumes, mas apenas a queda percentual no diesel, que foi a maior desde que dados consistentes passaram a ser disponibilizados, em 2010.
A demanda implícita por diesel, ajustada às mudanças nos estoques, subiu 1,6 por no cento ao ano para 3,76 milhões de barris por dia (bpd), mostram cálculos da Reuters.
Estoques de gasolina registraram uma modesta alta de 2,47 por cento, disse o relatório, depois de uma queda significante em agosto, durante o período de férias de verão.
Fonte: Reuters