Petrobras informa quarta descoberta no campo de Libra
A Petrobras descobriu novos indícios de petróleo e gás natural no campo de Libra, a partir da perfuração do segundo poço na área. Esta é a quarta descoberta anunciada pela estatal no campo do pré-sal da Bacia de Santos desde que a empresa iniciou as perfurações na área, em agosto.
A descoberta, em lâmina d’água de 2.159 metros, foi informada à ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) no dia 26 de dezembro.
O poço 3-BRSA-1267-RJS (3-RJS-735), o segundo de Libra, começou a ser perfurado no final de setembro. A estatal já havia reportado uma descoberta de óleo e gás na área e mais dois indícios de petróleo durante a perfuração do primeiro poço de extensão de Libra, o 3-BRSA-1255-RJS.
A conclusão do primeiro poço, segundo a Petrobras, comprovou a descoberta de petróleo de boa qualidade na região. Ainda segundo a estatal, as amostras coletadas na área confirmaram se tratar do mesmo óleo encontrado no poço descobridor 2-ANP-2A-RJS, com 27 graus API (quanto maior o grau API, mais leve o petróleo e maior o seu valor no mercado).
A Petrobras possui 40% do consórcio que opera Libra. Os demais sócios são a anglo-holandesa Shell (20%), a francesa Total (20%) e as chinesas CNPC (10%) e CNOOC (10%). A gestora do contrato de Libra é a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA).
Fonte: Valor