Petróleo busca direção após dados mistos sobre estoques dos EUA
Os contratos futuros de petróleo operam em alta no começo da manhã, recuperando-se de perdas que mostraram durante a madrugada, mas ainda em busca de direção após a divulgação de dados mistos dos estoques dos EUA.
No fim da tarde de ontem, a associação de refinarias conhecida como American Petroleum Institute (API) estimou que o volume de petróleo bruto estocado nos EUA teve acréscimo de 1,6 milhão de barris na última semana. Por outro lado, o API também apontou reduções nos estoques de gasolina, de 5,4 milhões de barris, e de destilados, de 2,9 milhões de barris.
Nesta manhã, o Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês) norte-americano publica o levantamento oficial sobre estoques. A previsão de analistas consultados pela Dow Jones Newswires é que a pesquisa do DoE mostrará queda de 3,1 milhões de barris nos estoques de petróleo bruto.
Às 6h53 (de Brasília), o barril do petróleo tipo Brent para setembro avançava 0,29% na Intercontinental Exchange (ICE), a US$ 48,98, enquanto o do WTI para o mesmo mês subia 0,19% na New York Mercantile Exchange (Nymex), a US$ 46,49.
Investidores seguem atentos aos estoques dos EUA e, principalmente, à produção do país, que vem mostrando tendência de recuperação, num momento em que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e produtores de fora do grupo vêm se esforçando para conter a oferta da commodity.
A produção dos EUA em maio ficou em cerca de 9,32 milhões de barris por dia, representando aumento de 6,3% ante igual mês do ano passado.
A Opep e grandes produtores que não pertencem ao cartel, como a Rússia, vêm tentando reduzir sua oferta combinada em cerca de 1,8 milhão de barris por dia desde o começo do ano. O acordo de corte na produção irá se estender até março de 2018.
Na próxima segunda-feira (24), a Opep fará uma reunião para discutir a possibilidade de incluir Líbia e Nigéria, atualmente isentos do acordo. Fonte: Dow Jones Newswires.
Fonte: Isto É Dinheiro