Petrolífera norueguesa investe em nova frota
A petrolífera norueguesa Statoil vai incorporar cinco novas embarcações à frota utilizada para transporte de petróleo extraído do campo de Peregrino, na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro.
Os navios foram contratados junto à empresa grega Tsakos Energy Navigation. A fabricação custará até US$ 500 milhões (R$ 1,12 bilhão).
Depois de prontos, entre 2016 e 2017, eles serão fretados pela Statoil e irão substituir navios-tanque mais antigos e menores que já operam.
Hoje, a companhia tem de dez a 12 embarcações em uso em Peregrino. A frota transporta o petróleo para refinarias em Estados Unidos, Espanha, Índia e Chile.
“Além de ampliar a eficiência operacional, as embarcações novas reduzirão as emissões de CO2”, afirma o vice-presidente, Mauro Andrade.
“[A modernização da frota] mostra também que a gente acredita que Peregrino vá produzir ainda durante um período de tempo bastante razoável”, diz o executivo.
O campo é o maior projeto do grupo fora da Noruega e tem gerado de 90 mil a 100 mil barris de petróleo por dia.
A companhia estuda a construção de uma terceira plataforma de extração no local, o que poderia elevar a produção diária em aproximadamente 40 mil barris.
“A decisão final do investimento ainda não foi tomada. Se isso vier a ocorrer, o primeiro óleo dessa nova plataforma deverá sair no final de 2019”, afirma Andrade.
A Statoil detém 60% do campo –o restante pertence à chinesa Sinochem.
O grupo norueguês tem participação em outros 11 blocos petrolíferos no Brasil.
Fonte: UDOP