Shell volta à Namíbia e compra dois blocos de Petróleo
LONDRES, 25 Fev – O governo da Namíbia, disse na terça-feira, que em breve vai aceitar mais grandes empresas de petróleo no país, um dia depois de a Shell anunciar que comprara dois blocos offshore.
O ministro do Petróleo, Immanuel Mulunga, disse à AFP que o governo estava em processo de aprovar a chegada de duas empresas petrolíferas internacionais em meio ao clamor de fazer a primeira grande descoberta de óleo no país.
“O retorno da Shell significa que eles têm muita confiança em encontrar petróleo na Namíbia. É também um impulso para a Namíbia”, disse Mulunga à AFP .
O Governo da Namíbia anunciou na segunda-feira que a Shell Exploração e Produção adquirira os blocos 2913A e 2914B, que ficam na costa sudoeste do país.
A Shell não é uma novidade para a Namíbia. Em 2002, a empresa anglo-holandesa disse que estava saindo do projeto de gás de Kudu devido a resultados de perfuração pobres.
A empresa brasileira HRT anunciou no ano passado que poderia encontrar grandes volumes de petróleo na Namíbia. “É apenas uma questão de tempo”, disse um executivo, que pontou especificamente para a Bacia de Orange como uma área com boa geologia.
A HRT tem como um dos acionistas relevantes a JG Petrochem, do empresário Nelson Tanure. O ministro do Petróleo disse que o interesse aumentou depois do anúncio da HRT no ano passado. Outras empresas com licenças de exploração são a espanhola Repsol e a estatal brasileira Petrobras.
(Por Paula Lima)